• Henrique de Souza

A verdade por traz de um SIEM e SOC

Como os serviços SIEM funcionam e porque é importante ter um SOC

Costumamos presumir que todo empresário entende de segurança cibernética ou da segurança geral dos seus negócios, mas isso não é verdade. De fato, uma grande crença entre os pequenos empresários é que eles são indesejáveis ​​para crackers. Eles colocam a segurança cibernética no final de sua lista de prioridades para realizar outros itens com a crença de que não são grandes o suficiente para os crackers os perseguirem. Porém, quando deixada de lado, a produtividade pode sofrer quando ocorre uma violação da segurança cibernética. O custo médio de um ataque cibernético em uma PME é de US $ 3 milhões. Sim, esses são os fatos. Então, o que uma PME deve fazer para se proteger?

Vamos começar com o que são SIEM e SOC:

Como eles se relacionam com a segurança cibernética, sua vida e seus negócios?

Como a adição desses itens ao registro de negócios garante que seus funcionários possam trabalhar com máximo desempenho?


SIEM - Gerenciamento e Correlação de Eventos de Segurança - é uma ferramenta real que compõe tecnologia, processos e pessoas para agregar eventos importantes de segurança (logs) para detectar e responder a incidentes. Você pode ter experimentado algo semelhante a isso se tem o costume de comprar apenas em lojas de departamento de itens de luxo, como bolsas, perfumes ou roupas. Mas em um belo domingo, quando você está preparando o jantar, encontra um rato fugindo com um de seus ingredientes e agora precisa ir à loja de R$ 1,99 do seu bairro para obter algumas armadilhas e o que mais for necessário para se livrar do "pequeno" intruso. Ao usar o seu cartão de crédito, você recebe uma mensagem de texto no celular dizendo algo como "você fez esta transação?" No começo, você pode pensar que é assustador monitorar suas compras, mas fique tranquilo, porque sua empresa de cartão de crédito está monitorando constantemente seu comportamento de compra para entender, normalizar e / ou basear sua atividade para manter sua conta segura. Sua viagem de compras à loja popular foi definitivamente fora do comum para o seu comportamento de compra, mas felizmente sua transação será aprovada com o seu OK.

SOC - Centro de Operações de Segurança - lida com o humano por trás da tela, agindo de maneira semelhante ao Mágico de Oz. E, exatamente como você imaginou, sem a estrada de tijolos amarelos e acrescenta mais alguns analistas da Oz. Esses analistas são designados a uma empresa para entender o incidente que ocorreu, responder aos procedimentos de eventos (já estabelecidos com o serviço SIEM) e iniciar seu plano de resposta a incidentes, que inclui escalar o incidente na cadeia de comando. Esses analistas são solucionadores de problemas inovadores, orientados a detalhes, que precisam pensar criativamente para entender as anomalias de um negócio. Além disso, eles são especializados em planejar e prever um problema no sistema e, ao mesmo tempo, bem versados ​​na maneira mais adequada de responder. Agora que você aprendeu o básico de um SIEM e um SOC e, esperançosamente, riu de algumas referências da vida real com as quais você pode se relacionar, você pode começar a entender por que isso tem implicações importantes não apenas na sua vida, mas também nos seus negócios. O que esses dois itens têm a ver com um negócio produtivo e bem-sucedido? Os serviços SIEM estão monitorando constantemente você. Eles analisam padrões, transações, comportamento irregular e estão prestando atenção especificamente às esquisitices do negócio que precisam ser cortadas pela raiz. Você já tentou controlar um adolescente indisciplinado? Aplicativos para escolas, práticas esportivas, projetos científicos, amigos, bailes de formatura, dança e faculdade - tudo acontece enquanto o seu cartão de débito está conectado à conta Venmo™? Não é apenas exaustivo, é aterrorizante, porque a qualquer momento o cartão de débito pode ser drenado com o clique de um botão e talvez até de um emoji fofo de sorvete do scammer.


Como proprietário de uma empresa, como você pode gerenciar tudo isso para toda a sua empresa e, ao mesmo tempo, ser eficaz para cultivá-la? Como você pode solicitar que seus funcionários sejam produtivos se seus sistemas não estiverem funcionando devido a uma violação de segurança? Todas as soluções SIEM e SOC da Winfra estão aí para tornar as coisas 'aterradoras' gerenciáveis, garantindo que seus sistemas sejam constantemente monitorados em tempo real por uma equipe de especialistas prontos para agir em caso de atividade suspeita ou maliciosa.

15 visualizações
  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn ícone social
  • Twitter

© 2010-2020 - Winfra Business Technology - Todos os direitos reservados

(45) 3197-9342

Prancheta 2.png