top of page
  • Foto do escritorHenrique de Souza

Você sabe a importância do backup gerenciado? Entenda!

Atualizado: 25 de dez. de 2018



O backup nada mais é que a cópia de dados de um dispositivo de armazenamento para outro, para que sejam restaurados em caso da perda dos originais.


Pois bem, esse é o conceito mais simples. Mas você já ouviu falar no conceito de backup 3, 2, 1? Mais importante que garantir o backup seguro e sigiloso da sua empresa, é preciso que o backup atenda à estratégia conhecida como 3, 2, 1. Vou explicar aqui o que isso significa.


Primeiro, o backup deve ser composto por três cópias de dados, sendo que duas dessas cópias têm de estar gravadas em duas mídias diferentes — disco rígido externo ou mesmo em nuvem, por exemplo — e, pelo menos, uma delas deve estar em segurança fora do ambiente corporativo.


É importante entender ainda que qualquer solução de backup precisa ter validação, monitoramento e gerenciamento próximo, sendo ele obrigatório e diário. Caso não seja feito, poderão ocorrer falhas nos momentos em que o técnico de tecnologia da informação ou a empresa de suporte mais precisarem, que é a de restauração dos dados da empresa.


O processo de backup é aquele em que você tem a certeza da restauração dos dados, e para que isso ocorra, é preciso fazer quantas verificações forem necessárias.

Para entender melhor por que o backup gerenciado é uma solução importante para o monitoramento, a recuperação de arquivos e a segurança dos dados, siga com a leitura deste conteúdo!


A IMPORTÂNCIA DO BACKUP GERENCIADO



Mais importante do que a realização do backup é a garantia do retorno dos dados. Afinal, o valor do serviço de backup está na capacidade de restauração íntegra dos dados críticos para a empresa.

Portanto, somente o backup gerenciado garante a completa restauração dos dados de uma empresa, sendo a única forma de assegurar que eles serão gravados e restaurados de maneira correta e segura. Só a partir do gerenciamento será possível identificar alertas no processo de backup.


Por exemplo, considerando que, normalmente, o backup de dados de uma certa empresa tem a duração de uma hora e, em um certo dia, demorou cerca de três para ser concluído, ainda que os dois processos tenham sido realizados com sucesso, o responsável pelo backup precisa identificar o porquê da realização com duas horas a mais.


Assim, o prestador de serviços gerenciados não pode apenas se basear na verificação de que o backup foi concluído, mas deve também analisar tudo o que aconteceu durante o backup, por meio do gerenciamento, para que as três horas não se transformem em oito em uma próxima ocorrência, deixando o processo cada vez mais inviável ou defasado.


E então, já está convencido de que o backup gerenciado vai garantir a restauração íntegra dos dados da sua empresa e manter o seu negócio seguro e produtivo? Eu tenho plena certeza que sim.


Se você gostaria de obter mais informações sobre o nosso serviço de backup gerenciado, entre em contato conosco para que possamos fazer uma apresentação completa da nossa solução. Você ainda pode ganhar uma avaliação grátis por 15 dias e desconto de 100% na ativação da solução se enviar um e-mail para comercial@winfra.com.br com código promocional #BLOGWINFRA.


Winfra – Tecnologia para o seu negócio.


94 visualizações0 comentário
bottom of page